Buscar Doenças:
Doenças da Pele » Disidrose


O QUE É DISIDROSE? 

Disidrose ou eczema disidrótico ou é uma forma de alergia que ocorre geralmente nas mãos e menos frequentemente nos pés. 


PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS 

A disidrose se manifesta como bolinhas de conteúdo líquido transparente ou eventualmente pequenas bolhas que coçam e se localizam nas partes laterais dos dedos ou nas palmas das mãos.
Parece ser uma doença de herança genética, porém os fatores desencadeantes fazem com que esta doença tenha um carater recidivante, ocorrendo geralmente uma vez por ano. As causas são ainda desconhecidas. Esta condição parece piorar em períodos de estresse e pode ser agravada pelo ressecamento excessivo da pele das mãos. 


TRATAMENTO DA DISIDROSE

A hidratação e a proteção da pele são os aspectos fundamentais no tratamento da disidrose. Recomenda-se a utilização de luvas a prova d’água, com forro de algodão, para proteger as mãos do contato de sabões e detergentes, ou outros produtos químicos. É também importante manter as mãos limpas e evitar a lavagem excessiva das mãos. Alguns pacientes requerem tratamento específico, pois algumas dermatoloses podem simular quadros de disidrose. É importante manter as mãos hidratadas através de aplicações de cremes ou loções várias vezes ao dia, evitando os hidratantes perfumados que podem ser irritantes. Ao final do processo, costuma ocorrer descamação das áreas afetadas. 


PREVENÇÃO 

Evitais metais, sabões irritativos e outros agentes que possam irritar a pele, pois pioram o quadro. Pacientes com tendência a desenvolver disidrose nos pés devem preferir meias de algodão e mudar os sapatos diariamente para permitir que eles fiquem secos. O calor e o suor podem desencadear a disidrose.

Se você tem alguma dúvida sobre a DISIDROSE ou ECZEMA DISIDRÓTICO ou sobre os tratamentos que são utilizados no seu controle, consulte um dermatologista.

  
  Doenças da Pele