Buscar Doenças:
Doenças da Pele » Onicomicose

O QUE É A ONICOMICOSE? 

Onicomicose é a infecção fúngica das unhas das mãos e/ou pés. 


PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
 
As unhas acometidas por fungos em geral se descolam na sua borda livre e apresentam alterações de cor, ficando esbranquiçada, amarelada, esverdeadas ou escurecidas. Ocorre um acúmulo de debris esbranquiçados sob a unha e ocorre também e espessamento da lâmina ungueal. 


TRATAMENTO DA ONICOMICOSE 

O tratamento da onicomicose é realizado com antifungicos orais e/ou tópicos. É um tratamento longo, com duração média de 6-12 semanas para medicamentos orais e até 6 meses para o tratamento tópico. Os antifungicos orais podem provocar reações adversas sérias, como inflamação no fígado (hepatite medicamentosa). Por isso, é importante o acompanhamento médico.
Algumas vezes, é necessário determinar se as alterações ungueais são realmente causadas por fungos, pois muitas doenças, como psoriase e líquen plano, e traumas na matriz ungueal podem apresentar alterações semelhantes. O exame para avaliar a presença de fungos na unha (exame micológico) é simples de ser realizado, necessitando apenas de uma pequena amostra da unha ou raspado ungueal.
Apesar de ser o tratamento de escolha, o uso de antifungicos orais não é garantia de sucesso terapêutico. Aproximadamente 2/3 das pessoas tratadas com essas medicações apresentarão resolução do quadro, porém 1/3 dos casos podem demandar outros tratamentos, até a terapia fotodinâmica, descrita recentemente para este fim.
Como as unhas das mãos levam cerca de 6 meses para crescer e as dos pés cerca de 1 ano, mesmo que o tratamento tenha sido eficaz e eliminado o fungo, a unha poderá continuar com a mesma aparencia por este período. Somente após 4 a 12 meses é que as unhas tratadas apresentarão melhora na sua aparencia.
Antes de iniciar o tratamento com antifungicos orais, o médico poderá realizar um exame de sangue para avaliar a função hepatica. É importante informar ao seu médico se você apresenta história de hepatite ou outra doença hepatica. Muitos médicos também solicitam exame de sangue e enzimas hepática na metade do tratamento, para se certificar que o medicamento não esta causando problemas para o seu fígado ou células sanguineas. 


PREVENÇÃO 

Mantenha as unhas dos pés e mãos cortadas e limpas. Ao primeiro sinal de descolamento, procure um dermatologista.

Se você tem alguma dúvida sobre a ONICOMICOSE ou sobre os tratamentos que são utilizados no seu controle, consulte um dermatologista.

  
  Doenças da Pele